Negociação com a Banca


Preparação e exposição de financiamentos à Banca

Se a sua Empresa ou Ideia de Negócio necessita financiamento, o recurso a especialistas aumenta a probabilidade de aprovação e em melhores condições.

Não nos cingimos a fazer o pedido de financiamento. Em conjunto com o promotor, mais uma análise crítica sobre a necessidade que dá origem ao pedido de financiamento, pode não só melhorar a qualidade do pedido a efectuar, como actuar sobre a necessidade que lhe dá origem.

A interacção com a Banca com o apoio de especialistas, permite escolher os melhores interlocutores e expor mais assertivamente a necessidade, melhorando assim a percepção de risco da operação e aumentando a probabilidade de aprovação.

A percepção de melhor risco da operação e a melhoria da capacidade negocial derivada do conhecimento de mercado e do sector por parte do especialista, permite em regra ganhos nas condições financeiras e custos inerentes à montagem da operação, de importantes múltiplos dos honorários pagos.

Reestruturação Empréstimos ou de Passivos

É mais fácil para quem conhece profundamente os bancos conseguir as condições necessárias à viabilização das propostas de reestruturação, melhorando as condições de exploração das empresas.

Para ser necessário este trabalho, algo não correu como previsto. Ganha então particular importância a análise, em conjunto com o promotor, sobre a necessidade que dá origem ao pedido de financiamento. Na maior parte das situações há que primeiramente actuar sobre a necessidade que dá origem ao pedido, para formular uma proposta consistente de reestruturação.

O conhecimento de mercado e do sector por parte do especialista, aliado ao muito provável anterior tratamento de situações similares, aumenta a probabilidade de elaborar uma proposta com recurso aos instrumentos bancários adequados a cada caso.

Conseguir-se uma aprovação nas condições e com os instrumentos bancários adequados, já após a análise da situação da empresa, potencia que se tenha encontrado uma solução de médio prazo, ao invés da mera resolução de um problema mais ou menos pontual de tesouraria.

Negociações de melhoria condições financiamentos ou aplicações financeiras

Muitas vezes a relação entre os bancos e os seus Clientes é desequilibrada, dado o maior conhecimento por parte dos bancos. O conhecimento profundo do mercado permite negociar melhores condições.

Muitas vezes a inércia ou o “excesso “ de fidelização a uma entidade, levam a que as Empresas, não usufruam no crédito, nas aplicações ou nos serviços bancários os preços adequados. Respeitando sempre a relação da Empresa com o seu banco, uma análise externa pode encontrar factores que levem a uma importante diminuição de custos ou a um aumento de proveitos.
Existem múltiplos factores que podem levar os bancos a melhorar as condições aos seus clientes.Os especialistas sabem quais!

A função financeira pode ter um peso importante na conta de exploração da empresa. Mesmo que não o tenha os ganhos, mesmo que marginais, podem ser importantes com um baixo investimento.